Conta de luz: Entenda sua fatura e tenha mais controle dos custos

conta_de_luz_banner

A conta de luz pode ser uma boa fonte de informação sobre o seu consumo mensal de energia. Por isso, saber lê-la e interpretá-la é fundamental para ter mais controle sobre sua utilização e ganhar mais previsibilidade em seus custos de energia. Entenda melhor os elementos que compõem sua conta de luz e saiba como usá-la a seu favor para ter mais economia.

Por que ter controle da sua conta de luz é tão importante?

Sabemos que a conta de luz pode impactar tanto na economia doméstica, quanto no seu negócio. Por isso, incentivamos nossos clientes a ter mais conhecimento sobre o seu consumo, de forma que possa controlar sua utilização de energia e levar uma vida mais econômica e sustentável. 

Por conta disso, disponibilizamos para nossos assinantes do plano de consumo acima de 1.000kwh, um sensor que permite a leitura em tempo real do consumo de energia de sua residência ou comércio. Além do sensor, oferecemos aos nossos clientes  um aplicativo que envia notificações quando há variações no consumo de energia. Ele permite também fazer análises sobre o consumo tanto diário, quanto mês a mês, e disponibiliza outros dados relevantes para que você possa ter previsibilidade de custos da conta de luz. Todos esses recursos oferecem mais informações e permitem mais controle sobre o consumo de energia elétrica. Assim, você poderá identificar quando o seu consumo está acima da média e agir para reduzi-lo, evitando sustos com a fatura de energia.

Porém, a sua conta de luz pode conter informações preciosas sobre o seu consumo de energia, a atual política tarifária, de encargos e de impostos e que te ajudará ainda mais a controlar seus custos de energia.

 

Quais são os itens que devo analisar em minha conta?

Já comentamos por aqui que a conta de luz brasileira é a segunda mais cara do mundo, ficando atrás apenas da colombiana. Mas você sabe o que compõe o valor da sua conta? 

De forma bem reduzida, sua fatura apresenta os seguintes custos:

  • Custo de aquisição de energia (TE)
  • Custo de Distribuição de energia (TUSD)
  • Custo de Transmissão de energia (TUST)
  • Encargos
  • Tributos (como o PIS, ICMS e COSIP)
  • Bandeiras Tarifárias

 

Custo de aquisição de energia (TE)

Para que a energia chegue na sua casa, a distribuidora precisa comprá-la das companhias de geração. Essa venda é feita através de leilões e o seu valor é repassado integralmente ao consumidor. Você encontra o valor da energia em kWh identificado pela sigla TE (ou Tarifa de Energia) em sua conta de luz.

 

Custos de Transporte (TUST e TUSD)

A energia precisa chegar à sua residência ou comércio de alguma forma. Resumidamente, o percurso começa quando a empresa geradora de energia – a Itaipu, por exemplo-, injeta a energia na rede de transmissão que contempla todo o país, sendo transportada pelas linhas de transmissão. Essa energia será, depois, distribuída dentro das cidades. Esse trabalho é feito pela empresa de distribuição, como a CPFL Piratininga e a EDP São Paulo.  

Todo esse caminho gera um custo que é incluso na sua conta de luz. Os custos de transmissão e distribuição podem ser identificados na sua fatura com as siglas TUST e TUSD, respectivamente.

 

Encargos

Os encargos são os benefícios que o governo concede a algumas empresas e à população, principalmente aos setores mais carentes. Esses encargos são destinados a democratizar o acesso à energia elétrica e à implantação de políticas públicas voltadas ao setor de energia. São custos obrigatórios e estão inclusos tanto na Tarifa de Energia (TE), quanto na Tarifa de Uso de Distribuição de Energia (TUSD).   É importante ressaltar que alguns desses encargos são regionalizados. 

 

Tributos

São os impostos que incidem na nossa conta de luz e são direcionados à manutenção do bom funcionamento do governo. Esses tributos podem ser federais, estaduais e municipais, sendo os principais o PIS, o COFINS (ambos federais), ICMS (estadual)  e o COSIP (municipal). 

 

Bandeiras tarifárias

As bandeiras tarifárias foram instituídas em 2015 e indicam aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O critério para a variação do valor de geração de energia é a fonte de sua geração. Essas bandeiras são divididas da seguinte forma:

  • Bandeira verde: a geração de energia hidrelétrica está em pleno funcionamento
  • Bandeira amarela: cenário menos favorável à geração de energia hidrelétrica 
  • Bandeira vermelha patamar 1, 2 e Crise Hídrica:  geração de energia hidrelétrica muito afetada, usinas termelétricas são acionadas.

Para saber mais sobre as bandeiras tarifárias, temos um artigo bem completo sobre o assunto. Para ler, basta clicar aqui.

banner_com_clique

O que a fatura dos assinantes da Sun Mobi tem de diferente?

Créditos na conta de luz

Como os assinantes da Sun Mobi têm seus créditos de energia solar descontados na fatura, sua conta de luz é um pouco diferente. Na mesma tabela onde aparecem o TE, o TUSD e a bandeira tarifária vigente no mês, aparecem também os créditos de energia. Esses créditos podem variar de mês a mês, de acordo com a geração de energia de nossas fazendas. Porém, na média mensal, serão sempre iguais à cota contratada.

Na mesma tabela disposta na conta de luz aparece também o abatimento da bandeira tarifária, afinal, clientes Sun Mobi estão isentos das variações das bandeiras.

 

Informação sobre o consumo dos créditos

Observando sua conta de luz, na parte de “Informações Gerais”, o cliente Sun Mobi pode conferir três informações referentes aos seus créditos:

  • Saldo em Energia da Instalação: Caso você não consuma toda a sua cota daquele mês, sobrará um saldo a ser utilizado nos próximos meses
  • Saldo a expirar no próximo mês: Você tem até 5 anos para consumir esses créditos. Aqui, aparecem os créditos que vencerão no próximo mês. 
  • Participação na geração: a Sun Mobi informa à companhia distribuidora qual a sua participação na geração de energia das nossas fazendas. 

Quer ter mais controle na sua fatura de energia.

Conheça a Energia Solar por Assinatura